Vídeo: Com a presença de Jerônimo, Câmara dos Deputados realiza homenagem ao 2 de Julho
Governo e parlamentares exaltam papel da Bahia na consolidação da Independência

Foto: Farol da Bahia | Reprodução/Fernando Vivas/GOVBA
BRASÍLIA - Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), a Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (9), uma sessão solene em homenagem aos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no dia 2 de julho. O evento é uma iniciativa das deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB).
Ao Farol da Bahia, Jerônimo exaltou a data e falou sobre a expectativa de aprovação do projeto enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reconhecer a consolidação da Independência do Brasil com o 2 de Julho.
"A gente tem que destacar que o 2 de Julho não nega o 7 de Setembro e todas as batalhas para a gente conseguir chegar à Independência do Brasil. O 7 de Setembro foi proclamado, mas, ainda assim, as tropas portuguesas continuaram no Brasil e foi preciso o povo ir para a rua naquele mesmo dia ali, no 25 de junho, desde Cachoeira, São Felipe, Santo Amaro, Salvador, São Francisco, a luta continuou existindo para que as tropas portuguesas fossem retiradas do Brasil definitivamente [..] Então, é uma data muito importante e fundamental para a gente consolidar o desenvolvimento nacional", destaca o governador da Bahia.
A deputada federal baiana Rogéria Santos (Republicanos) também ressalta a importância dos baianos para a independência do país. "Então, quando a gente aqui, a Casa, se reúne, a bancada baiana se reúne para fazer uma sessão solene em homenagem ao 2 de julho, essa data que, para nós, significa luta, vida, nação, força, coragem do nosso povo, é primordial [...] para toda a nação brasileira entender que o Brasil começa na Bahia", pontuou a parlamentar.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcou presença no evento e aclamou o 2 de Julho em seu discurso. "De todas as partes e etnias que estão unidas por um país melhor, mais justo para todos os brasileiros e brasileiras, especialmente para as futuras gerações. Salve o 2 de Julho", disse.
Lula no 2 de Julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do desfile do 2 de julho, em Salvador, acompanhado da primeira dama, Janja, do governador Jerônimo Rodrigues e outras autoridades.
Antes da participação no cortejo, o presidente afirmou em entrevista a um programa local que a data foi definitiva para decretar a independência do Brasil.
"O Dois de Julho, para mim, é um dia muito, mais muito importante, porque foi um dia definitivo, onde os baianos disseram: 'O Dom Pedro já decretou a Independência, vocês 'pira' daqui, que nós queremos ser donos do Brasil'. Essa é uma coisa fantástica, que o povo tem que saber. É um reconhecimento histórico", declarou.
Confira o vídeo abaixo:
Veja também:
Lula ergue cartaz com apelo de professores municipais de Salvador pelo pagamento do piso salarial
2 de Julho além do cortejo oficial: a importância das festas pela independência nos bairros de Salvador
Protagonismo feminino no 2 de Julho: as heroínas anônimas na luta pela independência da Bahia