PSOL é o partido que mais moveu ações judiciais no STF em 2025
A pesquisa foi realizada pela Nexus

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O PSOL foi o partido que mais moveu ações judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF) com questões constitucionais em 2025.
A pesquisa foi realizada pela Nexus, empresa de análise de dados, dada a situação atual em que o Senado Federal critica processos judiciais que debatem medidas do Congresso Nacional.
Somente no primeiro semestre de 2025, foram apresentados 21 processos judiciais, desse total, seis eram ingressados pelo partido de esquerda. Em seguida está PDT (5) e PL (3). Novo, PP, PRD, PSDB, PT, PV, Podemos e Solidariedade registraram um cada.
No total de processos, quatro eram sobre à investigação sobre a suposta trama golpista. E cinco foram contrários a normas do governo federal.
Ainda há processos sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a imunidade tributária para religiosos.
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União), deseja ter um controle maior das ações de partidos contra decisões do Congresso Nacional no STF. A decisão acontece depois do PSOL ter entrado na Suprema Corte contra a derrubada do aumento do IOF, que tinha sido validado pelos plenários da Câmara e do Senado.