Com antecedência, comercio já entra em clima de Natal
Lojas, mercados e centros comerciais já exibem arsenal de produtos natalinos
Foto: Reprodução
Com dias de antecedência para a principal data para o comércio, as lojas, mercados e centros comerciais já entraram no clima natalino. A responsável pode ser a Black Friday, ação de liquidações com descontos programada para o dia 29 de novembro. Apesar de as ruas ainda não estarem iluminadas com os tradicionais pisca-piscas, guirlandas e festões, os comerciantes estão otimistas e preveem um Natal melhor do que o do ano passado.
Seu Pepito tem um comercio no bairro do Iapi a mais de 30 anos e considera que o fim de ano será melhor do que o de 2018, mas não arrisca palpite. “A expectativa é que as vendas sejam melhores do que as do ano passado”, estima.
Já alguns comerciantes apesar da onda de decoração e atrativos para os clientes, preferem esperar a passagem da Black Friday. Como o exemplo da florista Anaede Alves que mesmo sem enfeites já com os produtos em promoção mesmo antes da data. “Eu pretendo preparar (os enfeites natalinos) após este feriado”, diz a empresaria Anaede Alves, que fez parceria com fornecedores para oferecer descontos especialmente para a data de descontos e trabalha com flores artificiais e decoração com arranjos.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 77% dos consumidores irão presentear alguém no Natal deste ano. Aproximadamente 119,8 milhões de brasileiros devem ir às compras este ano e considerando somente a aquisição de presentes natalinos, R$ 60 bilhões serão inseridos na economia nas áreas de comércio e serviços.