Com atuação de Haddad, avaliação negativa do governo Lula cai de 86% para 44%
Pesquisa Genial/Quaest entrevistou 94 pessoas ligadas ao mercado financeiro
Foto: Agência Brasil
A terceira edição da pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, da Genial/Quaest, mostra que a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a aprovação da reforma tributária mudou a percepção do mercado sobre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dados apontam que a reprovação a gestão atual caiu significativamente, indo de 86% em maio para 44% em julho.
Outro ponto abordado pela pesquisa foi a capacidade do governo federal de aprovar sua agenda no Congresso Nacional. A avaliação de que a capacidade é alta chegou a 27% em julho, contra 10% em maio; já a avaliação de que a capacidade de aprovar a agenda é baixa ficou em 24% em julho, contra 39% em maio. Hoje, 49% consideram que essa capacidade do governo de aprovar a agenda é regular, índice que era de 51% em maio.
Ao todo, a Genial/Quaest realizou 94 entrevistas com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão das maiores casas de investimento do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os dias 6 e 10 de julho.