Com atuação questionada no estado, Neoenergia Coelba já soma mais de 44 mil processos em aberto no TJ-BA
Empresa também tem grande volume de reclamações no Procon
Foto: Coelba
A Neoenergia Coelba, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em todo o estado da Bahia, já soma mais de 44 mil processos em aberto no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os dados, divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), evidenciam a insatisfação dos consumidores e mostram que, nos últimos anos, a companhia vem quebrando recordes negativos em toda a Bahia.
O alto volume de processos em aberto faz com que a empresa seja a terceira no ranking daqueles que enfrentam mais processos litigiosos no estado. Ela também quebra recordes de reclamações na Superintendência de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-BA), com 3.396 registros em 2023. O quantitativo do ano passado representa um aumento de 31,78% em relação aos computados pelo órgão em 2022. Em 2024, esse número, atualizado até abril, já está em 690 reclamações.
Devido ao alto volume de reclamações, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tem realizado diversas audiências públicas para tratar sobre a questão. O objetivo é investigar a atuação da empresa no estado.
Atualmente, a concessionária de energia está na etapa final para solicitar a renovação da concessão no estado, que vence em 2027. A companhia tem até 2024, três anos antes do prazo final, para fazer o pedido de renovação por mais 30 anos. Entretanto, devido às reclamações, a empresa vem enfrentando dificuldades.