• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Com chegada da BYD, Ford vende fábrica de Camaçari para governo da Bahia
Bahia

Com chegada da BYD, Ford vende fábrica de Camaçari para governo da Bahia

Governo negociará o espaço diretamente com a BYD após a aquisição do espaço

Por Da Redação
Ás

Com chegada da BYD, Ford vende fábrica de Camaçari para governo da Bahia

Foto: Divulgação

A Ford anunciou que fechou um acordo com o governo da Bahia para vender o espaço que sediou a fábrica da empresa em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O local é negociado há meses devido ao interesse da chinesa BYD em instalar suas operações no local. A operação da montadora americana na cidade foi finalizada em 2021. 

Em julho, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já havia afirmado que o governo estadual faria o que fosse necessário para ajudar a alavancar as negociações com a Ford.

Para que a montadora chinesa possa montar a fábrica no local, é preciso fazer um processo de “reversão de propriedade”, que prevê indenização para a proprietária. A Ford disse que receberá o valor de mercado pela planta, que não foi divulgado.

“A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado”, disse a Ford, em nota enviada ao Metrópoles.

A montadora afirmou que o acordo com o governo tem o objetivo de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica. 

A partir de agora, a tendência é que a planta da Ford seja revendida à BYD rapidamente. A chinesa anunciou investimentos de R$ 3 bilhões para construir três fábricas na Bahia, incluindo o primeiro polo de produção de carros elétricos no Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.