Economia

Com demanda internacional, carne de frango registra aumento no Brasil

O país ocupa a lacuna de exportações deixada pela Ucrânia, influente no mercado da avicultura

Por Da Redação
Ás

Com demanda internacional, carne de frango registra aumento no Brasil

Foto: Reprodução

Em meio à guerra na Ucrânia, grandes oportunidades tem sido geradas para o mercado da avicultura brasileira, que registra uma elevação no número de exportações. O país liderado por Volodymyr Zelensky, também exportador de frango, deixou um espaço que está sendo atendido pelo Brasil.

Apenas em março, 386 mil toneladas de carne foram embarcadas, 13,3% mais do que em fevereiro e 4,8% acima de março do ano passado. A menor disponibilidade interna de produtos, a maior demanda internacional e o recebimento de salários no começo do mês são algumas das justificativas para a alta no preço do frango. No acumulado do mês de março, o congelado cresceu 24% em São Paulo, conforme dados do Cepea.

É esperado que o preço ao consumidor não tenha quedas tão cedo, já que o Brasil deve reforçar a posição de principal exportador de carne de frango do mundo. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, há escassez de proteína no mercado global e quase todos os principais destinos da nossa carne registraram aumento de compras. Os principais clientes são China, Japão e Emirados Árabes Unidos.

Além dos efeitos da guerra na Ucrânia, as exportações de frango do Brasil podem ganhar mais força nos próximos meses, por conta dos surtos de gripe aviária registrados nos Estados Unidos e Europa. A doença nunca foi registrada aqui no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.