Brasil goleia Peru e garante classificação às quartas da Copa América

Diante de mais de 45 mil torcedores, Seleção não toma conhecimento dos peruanos e vence por 5 a 0

Por Gabriel Rezende
Ás

Brasil goleia Peru e garante classificação às quartas da Copa América

Foto: Divulgação/Globo Esporte

O Brasil venceu o Peru neste sábado (22) por 5 a 0 na Arena Corinthians, em São Paulo, pela última rodada do grupo A da Copa América. Com o resultado, a Seleção se classificou como primeira do grupo com sete pontos conquistados. A Venezuela, que venceu a Bolívia por 3 a 1, garantiu a segunda classificação da chave. 

O cenário que vinha sendo construído nos minutos iniciais não era muito favorável à equipe brasileira. Nos dez minutos iniciais, a Seleção dava sinais claros de que iria sofrer o mesmo problema que teve contra a Venezuela: penetrar em uma defesa sólida e bem postada. O time mal conseguia passar do meio campo, diante da intensa marcação peruana. O time de Guerrero começava a dar as cartadas do jogo e teve por certo tempo o domínio da partida.  

Como não estava conseguindo encaixar seu jogo pelo chão, o jeito foi tentar pelo alto. Aos onze minutos, Phillpe Coutinho cobrou escanteio, Thiago Silva desviou e Casemiro testou duas vezes, a primeira tocou na trave e a outra sobrou para ele quase em cima da linha, cabecear para o fundo das redes.  

O gol fez a equipe se soltar mais. O placar foi ampliado sete minutos depois. Aos 18, na trapalhada do goleiro Gallense, o peruano ao tentar sair jogando dentro da área, chutou a bola em cima de Firmino, a bola subiu, tocou na trave e voltou limpa para o atacante só tirar do arqueiro e tocar pro gol vazio. Com o jogo controlado, a equipe brasileira diminuiu o ritmo e passou a valorizar a posse de bola. Quem não queria saber de jogo morno, era Everton, o Cebolinha fazia uma boa partida, partindo pra cima com seus dribles e boas jogadas. Foi recompensado com gol aos 31, em jogada individual, na entrada da área, ele cortou pro meio e chutou forte, rasteiro no canto, para construir uma goleada no placar.   

A torcida brasileira voltava a fazer as pazes com o time, e quando o relógio apontava 35 minutos, os gritos de “Olé” pela arquibancada começavam a ser entoados. O Brasil ia pro intervalo com o resultado nas mãos.

No retorno para etapa final, o Brasil mal esperou os peruanos esboçarem uma reação. O quarto gol veio em bela jogada coletiva. Daniel Alves tocou para Arthur, recebeu de volta, passou para Firmino que devolveu bola açucarada para o brasileiro chutar forte no alto e aumentar o placar. Golaço que mostrou como a equipe pode ser competente se valorizar o coletivo.

Superior com posse de bola e sem sofrer defensivamente, o técnico Tite resolveu testar alguns jogadores, como o lateral Alex Sandro, o volante Allan, estreante com a camisa verde amarela e o meia William, substituto de Neymar na competição. Este último foi decisivo para consolidar o ótimo jogo da Seleção. Aos 44, ele recebeu passe em escanteio curto cobrado por Everton, limpou o defensor e bateu colocado, bonito, sem chances para o goleiro. Outro golaço.

No apagar das luzes, Gabriel Jesus que vinha ansioso para marcar um gol, teve oportunidade nos acréscimos em pênalti assinalado aos 46. O atacante cobrou mal, a meia altura no canto direito. O goleiro se esticou e defendeu. Fim de jogo. Uma excelente apresentação do Brasil que dá moral para o mata-mata da Copa América.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário