Com gol no fim, Bahia bate Confiança e está na final da Copa do Nordeste
Tricolor não faz boa partida, mas consegue gol decisivo e chega a quarta final em oito anos

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia
O Bahia está na final da Copa do Nordeste. O Tricolor venceu o Confiança-SE por 1 a 0, no confronto disputado no estádio de Pituaçu, pela semifinal da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira (29). O Tricolor agora encara o Sport na grande decisão.
A primeira etapa foi morna. Bahia e Confiança se estudaram muito ao longo da partida, mas esbarraram nas marcações defensivas, e pouco achavam espaço para construção das jogadas. O Tricolor teve uma leve vantagem pois teve mais posse de bola e conseguiu finalizar algumas vezes na direção do gol. Em uma delas, esteve próximo de abrir o placar.
Aos 16 minutos, João Pedro avançou pelo lado direito e cruzou rasteiro para dentro da área. Fernandão escapou da defesa, chegou de carrinho e chutou pro gol, exigindo um verdadeiro milagre do goleiro Rafael Santos, que defendeu com o pé, evitando o primeiro.
Apesar de seguir trabalhando a bola ao longo do confronto, o Bahia não conseguiu ir para o intervalo com triunfo parcial.
Houve pouca mudança de postura na segunda etapa. O jogo seguiu sem emoção e com uma alta quantidade de passes errados para os dois lados. Fugir das marcações foram desafios para Bahia e Confiança, pois os times não apresentavam muitos recursos para isso, a não ser as jogadas individuais.
Para se ter noção de como a partida estava complicada, o Bahia só conseguiu ter uma jogada aos 17 minutos, quando Rodriguinho deu ótimo passe para Élber em velocidade, o atacante avançou, mas finalizou muito forte, pelo alto do gol sergipano.
O Confiança, que praticamente não ameaçava a meta do goleiro Anderson, teve uma única oportunidade clara de gol lá para os 38 minutos, quando após tabela entre Mikael e Djalma, após o cruzamento, a bola desviou na marcação e saiu com perigo.
Quando a partida parecia se caminhar para a disputa de pênaltis, o Bahia finalmente marcou o gol decisivo, que garantiu a vaga na final do Nordestão.
Aos 42 minutos, Élber ajeitou um passe para Daniel, que de fora da área, arriscou e acertou o canto direito do gol de Rafael Santos, decretando o resultado final do duelo, e garantindo o Tricolor na quarta final de Copa do Nordeste em oito anos.
Análise do Bahia na partida
É preciso dizer, foi uma das piores apresentações da equipe no ano. Talvez a maratona de jogos tenha contribuído para atuação, mas não pode sempre ser justificativa para uma atuação ruim do Tricolor. O time foi lento e apresentou poucos recursos para escapar da forte marcação do Confiança, bem oposto da postura avassaladora das últimas partidas, que não teve dificuldades para bater Botafogo-PB e Náutico. Precisa evoluir em alguns aspectos se quiser levantar o caneco no Nordestão, mas pela qualidade do time, não deve ser algo preocupante.
O gol só retifica a atitude do Bahia como time, como coletivo, de nunca desistir de buscar o resultado, mesmo quando uma série de adversidades se encontra no caminho, a exemplo de hoje, com uma defesa bem postada e marcação forte até no campo de defesa do Tricolor, o Confiança foi um adversário, que deu muito trabalho, no que deixou a desejar no ataque, compensou na defesa.