Com internação de Lula, Alckmin comanda quarta reunião do 'Conselhão'
Colegiado reúne ministros, empresários e ativistas que auxiliam o governo a pensar políticas públicas
Foto: Ricardo Stuckert
Devido a internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após ser submetido a um procedimento na cabeça, o vice Geraldo Alckmin comanda a quarta reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, nesta quinta-feira (12).
LEIA TAMBÉM:
• Lula tem hemorragia cerebral e faz cirurgia de emergência em SP
• Lula passará por complementação de cirurgia na cabeça nesta quinta (12)
O encontro está marcado para às 9h no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. O colegiado, mais conhecido como “Conselhão”, reúne ministros, empresários e ativistas que discutem e sugerem ao governo políticas públicas em diversas áreas.
A coordenação dos trabalhos ficará a cargo de Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Estão previstas as assinaturas de decretos, sanções e acordos de cooperação de propostas.
Apesar da internação, Lula não transferiu o cargo para que Alckmin ficasse como presidente em exercício, e passou apenas algumas agendas ao vice-presidente. Além da reunião do Conselhão, ele deve recepcionar o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.
O presidente precisou passar por uma cirurgias às pressas, na madrugada da terça-feira (10). Após indisposição e dores na cabeça, Lula realizou exames que detectaram uma hemorragia intracraniana, causada ainda pela queda que sofreu em outubro enquanto cortava as unhas dos pés no banheiro.
Ele foi operado em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês. Nesta quinta, ele será submetido a um novo procedimento - uma embolização da artéria meníngea média - para complementar a cirurgia. Conforme a equipe médica do presidente, o procedimento é de "baixo risco" e "relativamente simples".