Com queda no número de internações, São Paulo anuncia revisão nas medidas de restrição
Novas medidas devem passar a valer a partir de sexta-feira (5)
Foto: Reprodução/Metrópoles
O governo de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira (3) uma revisão nas medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19. A previsão é de que sejam suspensas as regras mais rígidas, que permitem apenas o funcionamento de serviços essenciais após as 20h e nos finais de semana. De acordo com o governador João Doria (PSDB) afirmou na última segunda-feira (1º), isso significa que o horário de funcionamento de comércios, shoppings, bares e restaurantes será revisto.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, a revisão é motivada pela queda no número de internações. Segundo ele, o índice caiu 8% na última semana. A ocupação dos leitos de UTI está em 68,5% no estado, e em 67,9% na Grande São Paulo, ante taxas superiores a 70% nas semanas anteriores. Já o número de óbitos se manteve estável em relação à semana epidemiológica anterior.
As novas medidas, porém, só entrarão em vigor na sexta-feira (5), quando o governo anunciará a reclassificação das cidades. Desde 25 de janeiro, quase um quarto da população do estado está na fase vermelha, a mais restritiva, e o restante permanece na laranja, um pouco menos rígida. Na ocasião, a decisão gerou protestos de donos de bares e restaurantes.