Coronavírus

União Química pretende importar 10 milhões de doses da Sputnik V até março

Expectativa está por conta do aval para a vacina por parte da Anvisa

Por Da Redação
Ás

União Química pretende importar 10 milhões de doses da Sputnik V até março

Foto: Reprodução/Olhar Digital

A expectativa do presidente da União Química, Fernando de Castro Marques, é que 10 milhões de doses da Sputnik V sejam importadas para o Brasil entre fevereiro e março. De acordo com ele, em abril, o laboratório já estará apto para produzir oito milhões de doses por mês. O imunizante russo ainda não tem autorização para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A União Química é a única empresa na América Latina que também produz o IFA, o insumo farmacêutico ativo. 

Isso significa que, quando a vacina for liberada pela agência reguladora, o laboratório não dependerá da importação de nenhum componente de outro país, como acontece agora com a Fiocruz e com o Instituto Butantan, que precisam comprar o insumo de suas vacinas da China e sofreram com dificuldades para liberação dessa matéria-prima pelo país asiático. Na terça-feira (2), estudo publicado na revista científica The Lancet, confirmou que a Sputnik V tem eficácia de 91,6% contra casos sintomáticos da Covid-19. 

O imunizante é visto como um dos mais promissores por interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para diversificar o cardápio de vacinas no País. Os responsáveis pela Sputnik V, no entanto, ainda não conseguiram entregar todas as documentações para a Anvisa. Marques contou que há reuniões diárias com a agência para orientações e, no momento, ele diz aguardar a liberação para iniciar o estudo de fase 3 de ensaios clínicos no Brasil, processo obrigatório para eventual autorização de uso emergencial do imunizante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário