Com surto de gripe, Bruno Reis anuncia medidas de combate à H3N2 na capital baiana
Prefeito anunciou a reabertura de seis gripários
Foto: Farol da Bahia
Em um cenário de aumento do número de ocorrências confirmadas para a gripe Influenza A, do subtipo H1N2, e com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e gripários lotados, o prefeita de Salvador, Bruno Reis (DEM), tem trabalhado para evitar um surto do vírus H3N2 na cidade. Na manhã desta sexta-feira (17), o gestor municipal reativou o gripário no bairro do Pau Miúdo e anunciou novas estratégias para combater o surto de gripe.
“A partir de hoje estarão funcionando os gripários do Pau Miúdo e dos Barris, além disso vamos colocar o gripário de Bom Jesus dos Passos, lá na Ilha. Com isso, vamos ter funcionando 3 gripários. Além disso, há a possibilidade de botar mais gripários para funcionar. Mas, claro, que queremos que isso não seja necessário. Nós tínhamos no auge da pandemia seis funcionando na nossa cidade. O próximo a ser reaberto é o de Pirajá”, disse Bruno Reis.
Ao todo, 90 pontos de imunização, entre postos fixos e drive thrus, estarão aplicando a vacina contra a Influenza nesta sexta-feira (17), das 08h às 17h, na capital baiana. A megaoperação organizada pela prefeitura também vai imunizar pessoas em locais de grande circulação como shoppings, supermercados, estações de transbordo e as sedes das prefeituras-bairro.
“Quais são as principais armas contra o vírus? A máscara e a vacina. Em relação à gripe, o Ministério da Saúde recomenda 90% da população vacinada. Nós temos 32% da população que não se vacinou. Recebemos 80 mil doses e essas doses serão aplicadas hoje, nessa megaoperação contra a gripe” disse o prefeito.
“As doses que não forem utilizadas hoje serão vacinadas amanhã e domingo, no 5º Centro de Saúde, no drive e ponto fixo. Hoje é dedicado a Influenza e amanhã volta a vacinação com a Covid-19, mas mantemos a Influenza no 5º Centro”, completou.
De acordo com os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgados na última quinta-feira (17), 147 caos de gripe foram notificados entre novembro e dezembro, sendo 144 deles da H3N2. A pasta segue com as recomendações para prevenir a transmissão, tanto da gripe quanto da Covid-19, com o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.