Com vitória de Tarcísio, São Paulo viverá primeira transição de governo em 28 anos
O PSDB governava o estado ininterruptamente desde 1995, com Mário Covas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governador eleito em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dará início, nesta quinta-feira (17), à primeira transição de governo no estado em 28 anos. Isso porque, por mais de duas décadas, São Paulo foi comandada pelo PSDB, até as eleições deste ano, quando os tucanos nem mesmo chegaram a ir para o segundo turno.
Desde a gestão de Mário Covas, de 1995 a 2001, São Paulo teve Geraldo Alckmin, José Serra, Alberto Goldman, João Doria e Rodrigo Garcia, todos do PSDB, no Palácio dos Bandeirantes. As exceções foram Cláudio Lembo (no então PFL, hoje União Brasil), em 2006, e Márcio França (PSB), em 2018, que assumiram o cargo após deixarem o posto de vice, mas foram sucedidos pelo mesmo PSDB.
Em 2022, no entanto, os tucanos perderam o favoritismo da população do estado. O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), não conseguiu a reeleição e perdeu espaço no segundo turno para Fernando Haddad, do PT. Tarcísio de Freitas, ex-ministro do governo Bolsonaro, venceu o pleito com 55,27% dos votos.