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Com votos contrários da oposição, Câmara de Salvador aprova R$ 67 milhões em subsídio ao transporte público

Proposta, enviada pelo Executivo, evitar reajustes mais elevados na passagem

Por Ane Catarine Lima
Às

Atualizado
Com votos contrários da oposição, Câmara de Salvador aprova R$ 67 milhões em subsídio ao transporte público

Foto: Antonio Queiros/CMS

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou na tarde desta segunda-feira (17) o Projeto de Lei nº 522/2025, que autoriza a concessão de até R$ 67 milhões em subsídios ao transporte público convencional e complementar da capital em 2025. A proposta, enviada pelo Executivo, recebeu votos contrários da bancada de oposição, que apontou falta de transparência.

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Segundo o texto aprovado, o subsídio busca garantir a modicidade tarifária, evitar reajustes mais elevados na passagem e preservar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.

Do total previsto, R$ 63 milhões serão destinados às concessionárias do sistema de ônibus convencional e R$ 4 milhões aos permissionários do Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC).

O valor será aplicado sobre os serviços realizados entre a data-base do reajuste tarifário de 2025 e 31 de dezembro do mesmo ano. Sem o subsídio, cálculos da própria Prefeitura de Salvador indicavam que a tarifa poderia chegar a R$ 6,02, o que colocaria a cidade entre as passagens mais caras do país. Atualmente, o valor é de R$ 5,60.

“O projeto do subsídio aprovado é mais um gesto que a Câmara fez para contribuir com o sistema de transporte público em Salvador. A gente sabe que a questão do transporte público é um problema nacional”, afirmou o líder do governo, vereador Kiki Bispo (União Brasil), após a votação.

Ele acrescentou que, com o valor aprovado, a expectativa é que a gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil) consiga renovar a frota do transporte público no município no próximo ano.

Entenda

O PL aprovado complementa o Projeto de Lei nº 340/2025, votado em setembro, que já autorizava o Executivo a subsidiar o sistema sempre que houvesse déficit tarifário, mas sem determinar valores.

Com a nova autorização, a Prefeitura poderá realizar o pagamento do subsídio por compensação financeira direta às empresas, aquisição de veículos ou uso de créditos do Município.

A CMS chegou a incluir emendas no texto original, mas algumas foram vetadas pelo prefeito. Entre elas, a proposta do presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), que obrigava as concessionárias a entregar planilhas de custos detalhadas também ao Conselho Municipal de Transporte.

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