Coman solicita tombamento de 4 monumentos em Abrantes
Pedido foi feito ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPhan)
Foto: Reprodução
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), em Camaçari, pediu ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o tombamento de quatro monumentos do patrimônio natural, histórico e cultural em Abrantes.
O protocolo de nº 01502.001013/2020-60 solicita que a Igreja da Matriz, as dunas, a Fonte do Buraquinho e o cruzeiro no alto das dunas sejam tombados e recebam a devida importância sobre a sua história cultural, já que Abrantes foi a capital do Brasil durante e invasão holandesa de Salvador.
O Comam afirma reconhecer o valor histórico do distrito e por esse motivo deu um passo decisivo na campanha de implantação do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá. O parque vai preservar o meio ambiente privilegiado deste lugar, incentivar o turismo ecológico e cultural e dinamizar o desenvolvimento de Abrantes em particular e de Camaçari como um todo.
O tombamento visa contribuir também com a pesquisa histórica por meio de documentos, imagens (mapas, pinturas, fotos), livros, consultas a historiadores e depoimentos.