Combate à Intolerância Religiosa: podcast do FB Comunicação explora cenário das religiões de matriz africana
Produção que é a primeira da Bahia, foi criado e idealizado por Alessandra Bastos e é apresentada por Adriano Azevedo
Foto: FB Comunicação
Há 17 anos foi sancionada a Lei nº 11.635, que reserva todo o 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e Dia Mundial da Religiões. A data visa combater o racismo que tenta inibir o culto à ancestralidade negra, expor seus adeptos a recorrentes preconceitos religioso, intolerância, atitudes discriminatórias e como um ato em homenagem a Mãe Gilda.
A ialorixá teve sua foto publicada na edição de 1999 pelo jornal Folha Universal, com a manchete “Macumbeiros charlatões lesam a bolsa e a vida dos clientes- O mercado da enganação cresce no Brasil, mas o Procon está de olho”. Após esse fato, ela teve o terreiro invadido e depredado por membros da Igreja Deus é Amor, onde tentaram "exorcizá-la".
E com o objetivo de explorar o cenário das religiões de matriz africana, o FB Comunicação conta com o Podomblé, o primeiro podcast da Bahia voltado ao tema. Idealizada por Alessandra Roldan Bastos, a produção é comandada pelo sobrinho de Mãe Stella de Oxóssi, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, Adriano Azevedo.
Entre os convidados que já fizeram parte dos episódios estão: Iaô - Dofono de Xangô, que é pesquisador do candomblé da Ilha de Itaparica, Moisés dos Palmares; a mãe Márcia de Ogun, e o padre Lázaro Muniz.
Confira o último episódio