Comércio varejista recua 0,6% em novembro de 2022, diz IBGE
No acumulado do ano, setor avançou 1,1%
Foto: Agência Brasil
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (11), mostram que o volume de vendas do comércio varejista no país registrou queda de 0,6% na passagem de outubro para novembro. No acumulado de janeiro a novembro, o varejo avançou 1,1% e, nos últimos 12 meses, 0,6%
O mercado esperava recuo de 0,3% no mês e alta de 1,9% na comparação anual, segundo pesquisa da Reuters. Na comparação mensal, é a primeira vez que o setor fica no campo negativo desde julho de 2022 (-0,2%), aponta o IBGE. Com isso, o setor se encontra 3,6% abaixo do maior nível da série, registrado em novembro de 2020, e 2,6% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro do mesmo ano.
Ao todo, seis das oito atividades pesquisadas tiveram resultados negativos em novembro. As principais influências sobre o índice geral vieram de Combustíveis e lubrificantes (-5,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,4%). Outros destaques do campo negativo foram Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,3%), e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%). As únicas atividades que avançaram na comparação com outubro foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,7%) e Móveis e eletrodomésticos (2,2%).