Tecnologia

Cometa K2 chega ao ponto mais próximo da Terra nesta quinta-feira (14)

Observação será possível com uso de telescópios e lunetas

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Cometa K2 chega ao ponto mais próximo da Terra nesta quinta-feira (14)

Foto: Pexels

Um dos cometas ativos mais distantes chegará ao ponto máximo de aproximação com a Terra nesta quinta-feira (14), segundo o Observatório Nacional. Localizado na constelação de Ophiuchus, o cometa K2 estará a uma distância de cerca de 270 milhões da Terra. Já a máxima aproximação do cometa com o Sol, posicionamento chamado de periélio, será em dezembro de 2022.

De acordo com o Observatório Nacional, o K2 não será visível a olho nu. No entanto, poderá ser observado com o uso de telescópios e lunetas. O pesquisador do observatório, Marçal Evangelista Santana, afirmou que o aplicativo Stellarium, disponível para download de forma gratuita, pode ajudar a localizar o cometa.

Segundo o físico, que é doutorando em astronomia, os observadores que estiverem no hemisfério sul serão privilegiados para observar o cometa em quase toda a noite do dia 14. Para tanto, basta olhar para a constelação de Ophiuchus, tendo como referência a constelação de Escorpião, como mostra a imagem abaixo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário