• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Comissão de Segurança da Alerj cobra explicações sobre evasão de presos no "saidão" de Natal
Brasil

Comissão de Segurança da Alerj cobra explicações sobre evasão de presos no "saidão" de Natal

Márcio Gualberto (PL) questiona sobre a fuga de 255 detentos, incluindo líderes de facção

Por Da Redação
Ás

Comissão de Segurança da Alerj cobra explicações sobre evasão de presos no "saidão" de Natal

Foto: Divulgação/Polícia

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Márcio Gualberto (PL), encaminhou um ofício à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), exigindo esclarecimentos sobre a evasão de 255 presos durante o "saidão" de Natal. Entre os fugitivos, estão Saulo Cristiano Oliveira Dias, conhecido como SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden.

No ofício, Gualberto solicita à Secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel informações detalhadas sobre todos os detentos beneficiados com a Visita Periódica ao Lar (VPL), tipificações dos crimes cometidos por eles e se são reincidentes na evasão do sistema prisional do estado.

Dentre os 14 questionamentos apresentados, o parlamentar aborda a questão da ausência de monitoramento eletrônico dos detentos beneficiados com a saída temporária e destaca a importância de revisões urgentes nas leis de execução penal e nas audiências de custódia.

"Enquanto as leis de execuções penais não forem revistas urgentemente, enquanto as audiências de custódia não passarem por atualizações, infelizmente o trabalho da polícia, em alguns casos, será em vão. A polícia prende e o indivíduo é solto e nós ficamos nesse círculo vicioso que não interessa à sociedade", afirmou Gualberto.

Segundo a Seap, 1.785 presos foram beneficiados com a Visita Periódica ao Lar e deveriam retornar até às 22h do dia 30 de dezembro. Contudo, pelo menos 255 detentos descumpriram as regras estabelecidas para o benefício e são considerados fugitivos.

O "saidão" de Natal é concedido pela justiça a presos com bom comportamento, réus primários e que tenham cumprido 1/6 da pena, ou reincidentes que tenham cumprido 1/4 da pena. A CNN procurou a Seap e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para obter posicionamento sobre o assunto.

O Disque Denúncia também solicitou a colaboração da população para localizar dois criminosos entre os foragidos, Saulo Cristiano Oliveira Dias, o SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden. Informações sobre os fugitivos podem ser repassadas pelos canais do Disque Denúncia, garantindo o anonimato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário