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Comissão do Senado aprova fim de carros a gasolina e diesel em 2040

Medida polêmica ainda será apreciada por outra comissão até ser votada no senado e na câmara federal

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Comissão do Senado aprova fim de carros a gasolina e diesel em 2040

Nesta semana a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou em caráter prévio o projeto de lei 304/2017 de autoria do senador Ciro Nogueira (PP) que prevê a proibição de circulação de todos os veículos movidos a gasolina e diesel em todo o país a partir de 2040. A venda de carros a gasolina e diesel seria proibida daqui a 10 anos, em 2030. 

 

De acordo com a proposta somente os veículos movidos a biocombustíveis como é o caso do etanol, poderão circular. Nem mesmo o GNV estaria liberado, assim como veículos flex que admitem uso de gasolina. Veículos de coleção com a respectiva placa além dos oficiais ficariam isentos. 

 

Segundo o parlamentar a intenção é alinhar-se a países europeus como Áustria, Inglaterra e Noruega que estabeleceram limite para co eu circulação de veículos e gasolina e diesel até 2040. China e Índia também estabeleceram metas semelhantes.

 

Porém para que a lei entre em vigor ainda há um longo caminho até ser aprovada. Agora o PL 304 segue para a para a Comissão de Meio Ambiente (CMA), que irá ouvir especialistas do setor automotivo e parlamentares além de representantes do setor público como Detran e Denatran. Se aprovado na Comissão o projeto volta para uma nova rodada de votações no Senado e no Congresso e somente se for aprovada entra em vigor com a sanção do presidente da República. 

Medida prática 

Se o Projeto de Lei for aprovado dentro de dez anos o Brasil não terá carros novos movidos unicamente a combustão com gasolina ou diesel. E dentro de 20 anos estes mesmos veículos não poderiam mais circular nas ruas, avenidas e estradas de todo o país. 

Nem mesmo os modelos com motor flex serão vendidos, caso a lei seja aprovada. Isso porque mesmo com a possibilidade de se usar etanol o motor pode andar com gasolina. Os motores diesel deveriam rodar com 100% biodiesel para se enquadrarem na lei. 

Seguindo o texto proposto, somente os veículos de coleção (com a respectiva placa) e também os oficiais e de representação diplomática ficariam isentos da proibição. Veículos de estrangeiros também poderiam circular por no máximo 180 dias. 

Atualmente poucos modelos híbridos ou elétricos são vendidos no país por conta do alto preço. A alternativa mais barata é o Toyota Corolla híbrido flex que pode rodar apenas com etanol e custa R$ 130 mil, mais de quatro vezes mais que um Fiat Mobi, cuja versão mais barata custa R$ 32 mil. No universo dos híbridos estão modelos de marcas premium como Volvo, Audi, BMW, Mercedes. No universo dos elétricos a opção mais em conta hoje  é o JAC iEV 40, por R$ 153,9 mil, modelos de marcas consagradas como o GM Bolt, Nissan Leaf e Renault Zoe mas cujas vendas não chegaram a 50 unidade cada um ao longo de 2019.

 

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