Comissão do Senado aprova três indicados de Lula para compor diretoria do Banco Central
Se os nomes dos três novos diretores forem aprovados pelo plenário da Casa, a diretoria do BC terá, ao todo, sete escolhidos por Lula
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Depois da indicação bem sucedida de Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária do Banco Central (BC), à presidência da autarquia, mais três diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
São eles: Nilton David, aprovado por 22 votos a 5 para o cargo de diretor de política monetária; Izabela Correa, aprovada por 24 votos a 3 para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta; e Gilneu Vivan, aprovado por 23 a 4 para o cargo de diretor de Regulação.
Para poderem assumir a partir de janeiro de 2025, os indicados ainda precisam ser aprovados pelo plenário da Casa. Se os nomes dos três novos diretores forem aprovados, a diretoria do BC terá, ao todo, sete escolhidos por Lula. Os quatro hoje no órgão são: Paulo Picchetti, Rodrigo Alves, Galípolo e Ailton Santos.
Antes da votação, eles foram sabatinados pelos senadores da comissão e disseram ter compromisso com o controle da inflação no Brasil.
A diretoria do BC compõe o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por decidir a taxa básica de juros (Selic) e controlar a inflação. O comitê inicia nesta terça-feira (10) a última reunião do ano, sob o comando de Roberto Campos Neto.