• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Comissão do Senado aprova três indicados de Lula para compor diretoria do Banco Central

Comissão do Senado aprova três indicados de Lula para compor diretoria do Banco Central

Se os nomes dos três novos diretores forem aprovados pelo plenário da Casa, a diretoria do BC terá, ao todo, sete escolhidos por Lula

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Comissão do Senado aprova três indicados de Lula para compor diretoria do Banco Central

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Depois da indicação bem sucedida de Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária do Banco Central (BC), à presidência da autarquia, mais três diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

São eles: Nilton David, aprovado por 22 votos a 5 para o cargo de diretor de política monetária;  Izabela Correa, aprovada por 24 votos a 3 para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta; e Gilneu Vivan, aprovado por 23 a 4 para o cargo de diretor de Regulação.

Para poderem assumir a partir de janeiro de 2025, os indicados ainda precisam ser aprovados pelo plenário da Casa. Se os nomes dos três novos diretores forem aprovados, a diretoria do BC terá, ao todo, sete escolhidos por Lula. Os quatro hoje no órgão são: Paulo Picchetti, Rodrigo Alves, Galípolo e Ailton Santos.

Antes da votação, eles foram sabatinados pelos senadores da comissão e disseram ter compromisso com o controle da inflação no Brasil.

A diretoria do BC compõe o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por decidir a taxa básica de juros (Selic) e controlar a inflação. O comitê inicia nesta terça-feira (10) a última reunião do ano, sob o comando de Roberto Campos Neto.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.