Comitê organizador revela como serão as medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago
A competição terá início no dia 20 de outubro e seguirá até o dia 26 de novembro
Foto: AMSA
A Organização dos Jogos Pan-Americanos divulgou imagens inéditas das medalhas de ouro, prata e bronze que serão usadas nas premiações dos Jogos Pan-Americanos deste ano. As mais de 5 mil medalhas produzidas terão o cobre como principal material de composição.
A competição acontecerá entre os dias 20 de outubro e 5 de dezembro, na cidade de Santiago, no Chile. Ao todo, atletas de 41 países se reunirão para disputar os jogos. Já entre os dias 17 e 26 de novembro acontecem os jogos paralímpicos.
“Serão 7 mil atletas nos Jogos Pan-americanos e outros 2 mil nos Jogos Parapan-americanos que vão sonhar em pendurar essas medalhas no peito. Estamos trabalhando para que todos esses atletas aproveitem os Jogos, e aqueles que alcançarem os resultados possam levar esta tremenda memória com eles”, disse Harold Mayne-Nicholls, diretor executivo da Santiago 2023 Corporation.
Em algumas modalidades, os desempenhos garantem automaticamente a qualificação nos Jogos Olímpicos de 2024, que serão sediados em Paris. O cobre foi selecionado como um tributo à significativa atividade de mineração de cobre executada pelo Chile, o principal produtor global desse metal. Em 2015, nos Jogos de Toronto, o material já havia sido utilizado na confecção das medalhas de bronze.