Comitiva com 20 profissionais da saúde viaja para acompanhar cirurgia de Lula em Brasília
Anestesistas, enfermeiros e cirurgiões estão na equipe responsável por realizar o procedimento no presidente
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma comitiva composta por 20 médicos e outros profissionais da saúde do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo viajará para Brasília, nesta quinta-feira (28), para acompanhar a cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está agendada para acontecer amanhã, sexta-feira (29).
A viagem será realizada em duas etapas: a primeira equipe embarca na manhã de hoje, enquanto o segundo grupo segue viagem durante à noite. No time de profissionais estão cirurgiões, anestesistas, instrumentadores, enfermeiros e auxiliares cirúrgicos. Parte deles estará envolvida diretamente na operação, enquanto outra acompanhará o pós-operatório do presidente.
A intervenção cirúrgica a ser realizada no presidente é conhecida como artroplastia do quadril, que consiste na substituição da cabeça do fêmur, que tem aproximadamente 5cm de diâmetro, por uma prótese. Por ser considerado de grande porte, o procedimento será realizado sob anestesia geral e tem uma previsão de duração entre duas e três horas.
Após a cirurgia, Lula deverá sair do hospital utilizando uma cadeira de rodas. Posteriormente, ele deverá utilizar um andador durante a sua reabilitação.