Como deputada federal, atual ministra do Turismo propôs recriar matéria escolar da ditadura
Por ser similar a outro projeto de lei de 2016, proposto pelo então deputado federal Cabo Daciolo, a proposta foi apensada à dele
Foto: Reprodução/YouTube
A ministra do Turismo Daniela Carneiro (União Brasil) propôs em 2021 um projeto para recriar a disciplina de educação moral e cívica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na época, ela estava em seu primeiro mandato como deputada federal. Carneiro foi reeleita em 2022, mas se licenciou do cargo para chefiar a pasta do Turismo no terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A justificativa usada pela ex-deputada ao propor o projeto foi de que o retorno da disciplina contribuiria para a "construção de uma sociedade harmoniosa" a partir da "importância da unidade familiar bem constituída".
Segundo o texto, a disciplina funcionaria como "base para o comprometimento cívico, com a consolidação dos valores cidadãos como a síntese de uma sociedade voltada para o bem-estar coletivo". Por ser similar a outro projeto de lei de 2016, proposto pelo então deputado federal Cabo Daciolo, a proposta foi apensada à dele.