Política

Concessões de empréstimos no Brasil caem 11,1% em janeiro, aponta BC

Queda é resultado da redução de 2,3% no saldo da carteira de crédito às pessoas jurídicas

Por Da Redação
Ás

Concessões de empréstimos no Brasil caem 11,1% em janeiro, aponta BC

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

Na sexta-feira (8), o Banco Central do Brasil informou que as concessões de empréstimos no Brasil recuaram 11,1% em janeiro na comparação com o mês anterior, com o estoque total de crédito recuando 0,3% no período, a R$ 5,777 trilhões. 

O resultado do saldo das operações de crédito decorreu da redução de 2,3% no saldo da carteira de crédito às pessoas jurídicas, contra aumento de 1% no saldo da carteira de pessoas físicas.

No mês, as concessões de financiamentos com recursos livres, nas quais condições dos empréstimos são livremente negociadas entre bancos e tomadores, tiveram queda de 9,5% em relação ao mês anterior. 

As chamadas operações com recursos direcionados, que atendem a parâmetros estabelecidos pelo governo, registram uma queda de 25% no período. Em janeiro, a inadimplência no segmento de recursos livres ficou em 4,6%, contra 4,5% no mês anterior.

Já os juros cobrados pelas instituições financeiras no crédito livre ficaram em 40,3% em janeiro, uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao mês anterior. Nos recursos direcionados, houve aumento de 0,3 ponto no mês, a 10,4%.

O spread bancário, diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa final cobrada do cliente, caiu para 29,8 pontos percentuais nos recursos livres, contra 30,2 pontos no mês anterior.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.