Conclave: cardeais retomam votações para escolher o papa na Capela Sistina
Outras duas rodadas de votações são previstas para acontecer durante a tarde desta quinta-feira (8)

Foto: Divulgação
As votações para definir o novo papa foram retomadas às 10h45, seguindo o horário de Brasília, desta quinta-feira (8). Os 133 cardeais eleitores se reúnem na Capela Sistina nessa terceira sessão do processo, que começou oficialmente na quarta-feira (7).
A última votação, finalizada as 6h50 desta quinta, não obteve o consenso, e a fumaça preta, que marca o impasse, foi liberada pela chaminé da Capela. Cerca de 12 mil pessoas acompanhavam o momento na Praça São Pedro.
Para que a votação chegue a uma conclusão, é necessário somar ao menos dois terços dos votos totais, ou seja, 89 votos dos 133 eleitores.
Quatro rodadas de votações são realizadas diariamente, sendo duas pela manhã e duas à tarde. O processo acontece sobre sigilo absoluto.
Outras duas rodadas de votações são previstas para acontecer durante a tarde desta quinta-feira. A primeira deve acontecer às 12h30, enquanto a segunda deve começar às 14h.
Se em três dias a votação não chegar a um consenso, o regulamento prevê uma pausa de até um dia para oração, diálogo entre os cardeais e breve orientação espiritual, que será conduzida pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
LEIA MAIS:
Vaticano se confunde e publica 'fumaça branca' nas redes sociais; post foi apagado
Conclave: fumaça preta volta a sair da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8); confira
Vídeo: Fumaça preta: novo Papa ainda não foi escolhido
Conclave: cardeal brasileiro diz que há consenso para que novo papa siga linha de Francisco