Fumaça branca anuncia que cardeais escolheram novo papa; veja vídeo
O sucessor foi definido 17 dias após a morte do papa Francisco

Foto: Reprodução/Vatican News
A fumaça branca subiu pela chaminé instalada sobre a Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que os 133 cardeais elegeram o sucessor do papa Francisco nesta quarta-feira (8), por volta das 13h08 (horário de Brasília), após quatro escrutínios.
No conclave, os cardeais depositam na urna os votos em papéis impressos com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (“Elejo como Sumo Pontífice”). As cédulas são reunidas para a contagem e, ao final de cada sessão, queimadas.
A fumaça que sai da chaminé pode ser preta, indicando que ainda não houve escolha, ou branca, sinalizando aos fiéis que o novo papa foi eleito. O sucessor foi definido 17 dias após a morte do papa Francisco. O 266º líder da Igreja Católica morreu em 21 de abril, aos 88 anos, em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca.
Identidade do novo papa
A expectativa é que, nas próximas horas, a Santa Sé divulgue o nome do novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, deverá aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para anunciar, com detalhes, o Habemus Papam! (“Temos um papa!”, em latim).
Após o anúncio, o novo pontífice fará sua primeira aparição como líder da Igreja e, em seguida, concederá a bênção urbi et orbi (“à cidade e ao mundo”) aos fiéis.
Vídeo: