Condenado por estupro e assassinato de namorada, colombiano é preso no Brasil
Jaime Henrique Saade Cormane foi localizado em Alagoas e está sob custódia da Polícia Federal
Foto: Divulgação
Foi preso na Barra de São Miguel, em Alagoas, nesta segunda-feira (1º), o colombiano Jaime Henrique Saade Cormane, condenado em seu país natal pelo estupro e assassinato de sua namorada Nancy Mariana em 1994. Segundo informações da Polícia Federal, Cormane não resistiu e se entregou aos agentes que cumpriram o mandado de prisão, resultado de um trabalho conjunto da PF e da PM de Minas Gerais. Ele está sob custódia na Superintendência da Polícia Federal de Alagoas.
Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição de Cormane. A decisão foi tomada pela 2ª Turma do STF em sessão presencial. O pedido de extradição havia sido julgado em setembro de 2020, mas a votação acabou empatada, o que resultou na negação do pedido.
No entanto, o pai da vítima, Martín Mestre, entrou com uma ação rescisória e escreveu uma carta aberta ao STF pedindo que os ministros reconsiderassem a decisão de negar a extradição. O ministro Nunes Marques apresentou o voto de desempate e Edson Fachin reajustou seu voto, enquanto o relator, Gilmar Mendes, aceitou a solicitação apresentada pelo governo colombiano.