Conexão 5G é liberada para todo Brasil a partir desta segunda-feira (2)
Foto: Divulgação/Agência Gov
A tecnologia 5G, rede de altíssima velocidade, está disponível para ser implantada em todos os 5.570 mil municípios do Brasil, a partir desta segunda-feira (2). A liberação acontece um ano antes da data prevista no cronograma do Leilão 5G, lançado em 2021.
O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações. Atualmente, 770 cidades já têm 5G ativo na faixa 3,5GHz, com 35 milhões de usuários, cerca de 13% dos 262 milhões de telefones em uso.
A rede 5G pura é cinco vezes maior que o 4G, o que possibilita novos usos, serviços e “realidades” que vão dividir espaço com os já populares streaming de vídeos e músicas em alta definição.
Para a instalação da rede, foi necessário liberar a faixa que era ocupada pela transmissão de TV. Segundo a Anatel, a iniciativa não significa que as redes 5G serão instaladas de imediato nas localidades.“A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, disse o órgão regulador em comunicado.
Nessa última etapa, foram liberados os últimos 190 municípios do país. Essa prática, conhecida como 5G DSS e 5G NSA, é permitida pelas regulamentações do setor.
Leia também:
• Bahia recebe liberação para implantação do sinal 5G em 35 municípios
• Alagoinhas é escolhida para instalação do 5G na Bahia