Confiança do empresário brasileiro cresce 0,4 ponto em outubro, diz FGV
A alta foi puxada pelo setor de serviços
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A passagem dos mês de setembro para outubro apontou uma alta de 0,4 ponto percentual no Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e chegou a 100,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Essa alta é importante , pois vem depois de uma queda de 2,5 pontos registrada na passagem de agosto para setembro.
O aumento da confiança dos empresários tem como causa as altas no Índice de Situação Atual Empresarial, que mede a percepção sobre o presente e que subiu 0,2 ponto, para 99,5 pontos; e no Índice de Expectativas, que mede a confiança em relação ao futuro e que cresceu 0,4 ponto, para 100,3 pontos.
O setor de serviços foi o responsável por puxar a alta no ICE; a confiança subiu 1,8 ponto e chegou a 99,1 pontos. O índice do comércio variou apenas 0,1 ponto e passou para 94,2 pontos.
No entanto, dois seguimentos apresentaram queda na confiança dos empresários. A construção recuou 0,3 ponto e chegou a 96,1 pontos. Já a indústria caiu 1,2 ponto, mas continuou tendo o maior índice entre os quatro segmentos: 105,2 pontos.