Economia

Confiança dos pequenos negócios volta a crescer em fevereiro, aponta pesquisa

Segundo Sebrae e FGV, todos os setores pesquisados registraram melhoria nas expectativas.

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Confiança dos pequenos negócios volta a crescer em fevereiro, aponta pesquisa

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira (9) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV) revelou que após cinco meses de queda, a confiança dos negócios de pequeno porte na economia voltou a crescer em fevereiro. Todos os setores pesquisados – indústria, comércio e serviços – registraram melhoria nas expectativas.

Segundo a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, o índice geral de confiança ficou em 88,4 pontos, com um aumento de 3,8 pontos em relação a janeiro, quando estava em 84,6 pontos. Indicadores acima de 100 pontos mostram confiança e, abaixo desse nível, sinalizam pessimismo.

O principal fator que contribuiu para a melhoria nas expectativas foi o desempenho da indústria de transformação. O indicador para o setor fechou em 94 pontos, com alta de 4 pontos. Os segmentos de alimentos e vestuários apresentaram alta. Em contrapartida, a confiança caiu nos segmentos refino e produtos químicos, e metalurgia e produtos de metal.

A pesquisa revela ainda que no comércio, o índice de confiança das micro e pequenas empresas cresceu de 81,8 pontos para 86,3 pontos, maior nível desde novembro do ano passado. Segundo Sebrae e a FGV, todos os segmentos do setor melhoraram neste mês, com destaque para veículos, motos e peças.

Após cinco meses de queda, o índice de confiança no setor de serviços cresceu 1,2 ponto, para 86 pontos. Dos cinco segmentos pesquisados, quatro acompanharam a alta do setor, com destaque para serviços de informação e comunicação. O único ramo dos serviços que teve queda foi transportes, cuja confiança recuou pela sexta vez seguida, com queda de 7,4 pontos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.