Economia

Confiança econômica na zona do euro apresenta avanço em novembro

Os 20 países que compartilham o euro experimentaram um aumento para 93,8 pontos, em comparação com os 93,5 de outubro

Por Da Redação
Ás

Confiança econômica na zona do euro apresenta avanço em novembro

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A confiança econômica na zona do euro registrou um avanço pelo segundo mês consecutivo em novembro, revela a pesquisa mensal da Comissão Europeia, divulgada nesta quarta-feira (29). Os 20 países que compartilham o euro experimentaram um aumento para 93,8 pontos, em comparação com os 93,5 de outubro (dado revisado), alinhando-se às expectativas de economistas consultados pela Reuters, que projetavam um aumento para 93,7 pontos.

O destaque desse aumento reside no setor de serviços, o maior motor econômico da zona do euro, que surpreendeu ao apresentar uma melhora na confiança, superando as expectativas de um declínio. Em contrapartida, o setor industrial registrou uma diminuição na confiança, contrariando as previsões de uma possível recuperação.

As expectativas de emprego na região diminuíram, refletindo planos menos otimistas entre os gerentes de serviços. No entanto, os planos no setor industrial e varejista mantiveram-se praticamente inalterados, enquanto os da construção mostraram um viés mais otimista.

Outro ponto de destaque na pesquisa é a diminuição das expectativas de inflação entre os consumidores, marcando o segundo mês consecutivo de retração. Paralelamente, às expectativas de preços de venda entre os fabricantes atingiram uma mínima de três anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário