Confiança empresarial chega ao menor nível desde fevereiro, aponta FGV
Índice apresentou uma queda de 6,7 pontos de outubro para novembro
Foto: Divulgação/Agência Brasil
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou uma queda de 6,7 pontos de outubro para novembro. Em razão disso, o indicador chegou à 91,5 pontos, em uma escala de zero a 200, seu menor nível desde fevereiro deste ano (91,1 pontos).
O relatório avalia os índices de confiança dos empresários de quatro setores da economia: indústria, construção, comércio e serviços.
Ainda conforme o levantamento, o Índice de Situação Atual Empresarial, que mede a percepção do empresariado brasileiro em relação ao presente, registrou um recuo de 4,1 pontos e atingiu 95,2 pontos. Já o Índice de Expectativas teve um declínio mais acentuado: oito pontos, chegando a 87,9.
Quatro setores produtivos apresentaram queda do ICE em novembro. A maior delas foi observada no comércio (-10,8 pontos). Em seguida, aparecem serviços (-5,4 pontos), construção (-5,3 pontos) e indústria (-3,6 pontos).
Com o recuo mais acentuado, o comércio também chegou ao menor índice de confiança: 87,2 pontos. A construção, por outro lado, registra a maior avaliação: 95,6 pontos.