Economia

Confiança na Construção apresenta quarto recuo consecutivo, revela ICST

Empresas de infraestrutura mostram menos otimismo, enquanto construtoras residenciais veem perspectivas positivas para a demanda

Por Da Redação
Ás

Confiança na Construção apresenta quarto recuo consecutivo, revela ICST

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou o quarto recuo consecutivo, caindo 0,2 ponto em janeiro e alcançando 95,8 pontos, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 26. No entanto, em médias móveis trimestrais, o indicador apresentou uma alta de 0,2 ponto nesta leitura.

De acordo com Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Ibre/FGV, a relativa estabilidade da confiança em janeiro reflete uma correção nas expectativas. Empresas de infraestrutura demonstraram menor otimismo, enquanto a confiança das empresas de Edificações Residenciais avançou, impulsionada, especialmente, pelas perspectivas positivas em relação à demanda.

Na análise das aberturas do indicador em janeiro, observou-se uma queda de 1,0 ponto no Índice de Expectativas (IE-CST), atingindo 97,2 pontos. Esse movimento foi influenciado pela queda de 3,3 pontos no indicador de demanda prevista para os próximos três meses, atingindo 97,6 pontos, o menor nível desde junho do ano passado. Por outro lado, o indicador de tendência dos negócios para os próximos seis meses registrou um aumento de 1,3 ponto, alcançando 96,8 pontos.

No Índice de Situação Atual (ISA-CST), houve um avanço de 0,7 ponto em janeiro, chegando a 94,7 pontos, conforme apontado pela FGV. O indicador que mede a situação atual dos negócios subiu 2,0 pontos, atingindo 94,4 pontos, enquanto o indicador do volume de carteira de contratos apresentou uma queda de 0,6 ponto, alcançando 94,9 pontos.

*Com informações de Estadão Conteúdo
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário