Confiança no setor de serviços cresce pelo terceiro mês consecutivo, mas desacelera, aponta FGV
Melhora nas expectativas impulsiona o Índice de Confiança de Serviços em maio
Foto: Agência Brasil
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) registrou o terceiro aumento consecutivo e atingiu 92,9 pontos em maio, o maior nível desde novembro do ano passado (93,7 pontos), de acordo com dados divulgados nessa terça-feira (30), pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar do crescimento na confiança no setor, o índice mantém um ritmo de desaceleração observado nos últimos dois meses, afirma o economista Rodolpho Tobler, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).
Segundo Tobler, o resultado de maio foi influenciado pela melhora das expectativas, ao contrário do que vinha ocorrendo nos meses anteriores. Houve uma deterioração na percepção sobre a situação atual e uma pequena oscilação na demanda. No entanto, o economista destaca a resiliência do segmento de serviços prestados às famílias, no qual os consumidores ainda parecem sustentar a demanda. Ele avalia que nos próximos meses há uma redução do pessimismo, relacionada à perspectiva de melhora do cenário econômico no segundo semestre deste ano.
A alta do ICS em maio é impulsionada por uma melhora nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-S) subiu 2,5 pontos, alcançando 92,7 pontos, o maior nível desde outubro de 2022 (98,2 pontos). Contribuíram para esse resultado o crescimento de 3,3 pontos no indicador de demanda prevista nos próximos três meses, que atingiu 92,6 pontos, e o aumento de 1,4 ponto no indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses, chegando a 92,7 pontos. Em ambos os indicadores, o nível é o mais alto desde outubro do ano passado.
Por outro lado, as avaliações sobre o momento atual pioraram, com uma queda de 1,4 ponto no Índice de Situação Atual (ISA-S), que ficou em 93,4 pontos. Essa queda foi influenciada principalmente pelo indicador de situação atual dos negócios, que caiu 2,5 pontos, chegando a 92,7 pontos, o menor nível dos últimos três meses. O indicador de volume de demanda atual se manteve praticamente estável, com uma variação de -0,3 ponto, totalizando 94,0 pontos.
Os resultados positivos recentes da confiança no setor de serviços levaram ao aumento do índice em médias móveis trimestrais. A melhora foi observada em praticamente todas as principais atividades, com exceção do segmento de informação e comunicação, que já vinha apresentando níveis superiores.
Por outro lado, o aumento mais significativo do otimismo em maio foi observado no segmento de serviços profissionais, que registrou avanço nos indicadores tanto em relação ao presente quanto em relação ao futuro próximo.