Tecnologia

Confira dicas para escolher a TV Box ideal

Aparelho transforma qualquer TV em Smart

Por Da Redação
Ás

Confira dicas para escolher a TV Box ideal

Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

As TV Boxes fizeram com que as TVs comuns se transformassem em smart com uma série de funcionalidades agregadas. Os aparelhos podem apresentar suporte a vídeo em 4K, capacidade de rodar jogos e apps. Há várias opções de produtos no mercado nacional com preços que podem partir da faixa de R$ 200 a R$ 1.099. As informações são do site TechTudo.

Um dos principais cuidados ao comprar a TV Box é ficar alerta em relação à pirataria. Além disso, o uso deste tipo de produto pode colocar a privacidade do usuário em risco. Como estes produtos são desenvolvidos e oferecidos à margem da lei, os dados dos clientes podem acabar em risco: informações pessoais, senhas, endereços de e-mail e dados de cartão de crédito.

Caso a ideia seja apenas deixar um televisor mais antigo com funcionalidades smart, ou apenas acessar a serviços de streaming, modelos mais simples podem atender às necessidades. Os aparelhos mais conhecidos normalmente oferecem atualizações de sistema operacional, fórum de suporte e garantia de compatibilidade com produtos e serviços.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza processos de testes e homologação de eletrônicos à venda no Brasil. No caso de uma TV Box, o órgão verifica se o produto está em conformidade com normas técnicas nacionais, com os padrões de segurança exigidos pela entidade e se o uso de tecnologias de comunicação sem fio como Wi-Fi ou Bluetooth atende os padrões regulamentados no país.

Modelos com suporte à resolução 4K podem acabar sendo um pouco mais caros do que versões com resolução Full HD, mas a diferença de preço pode ir além da resolução, uma vez que modelos 4K tendem a contar com hardware mais reforçado.

O espaço para dados é outro ponto que é preciso ficar atento. A capacidade interna para armazenar arquivos pode permitir não apenas instalar apps e serviços na TV Box, mas também que o usuário assista a arquivos de vídeo guardados no dispositivo. Questões como RAM, velocidade e quantidade de núcleos do processador são menos importantes. Porém, é preciso ter muita atenção a estes quesitos caso o usuário queira usar a TV Box para rodar jogos compatíveis com a plataforma.

É também interessante buscar modelos que oferecem não apenas o Wi-Fi, mas também a opção de entrada de cabo de rede. Internet cabeada tende a oferecer taxas de transferências maiores e conexão mais estável, características que podem fazer grande diferença na hora de assistir streaming em 4K.

É aconselhável evitar modelos que saem de fábrica com edições muito antigas do sistema, como o Android 7, 6 ou anteriores. É interessante também pesquisar se a fabricante oferece atualizações do Android em seus produtos. Versões muito antigas do Android restringem a funcionalidade do aparelho. Outra plataforma possível é o tvOS, sistema da Apple TV conhecido por ser bastante completo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário