Política

Confira lista tríplice que STF enviará a Bolsonaro para vaga no TSE

Presidente pode escolher qualquer nome entre os candidatos

Por Da Redação
Ás

Confira lista tríplice que STF enviará a Bolsonaro para vaga no TSE

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) elaborou uma lista com três nomes que será enviada ao atual presidente Jair Bolsonaro para vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro é obrigado a seguir a lista, mas pode escolher qualquer um dos três candidatos. Não há prazo para a decisão, que pode sair, inclusive, depois das eleições, ou por um possível novo presidente.

Confira os indicados:

André Ramos Tavares

Advogado e professor de direito da USP, André lidera a preferência entre os ministro e recebeu 9 votos. Ele integrou a Comissão de Ética Pública da Presidência entre 2018 e 2021 e presidiu o colegiado entre 2020 e 2021. Em 2018, André chegou a elaborar um parecer em defesa da derrubada da inelegibilidade de Lula, seguindo orientações do Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Fabrício Medeiros

Com 8 votos, Fabrício vem logo atrás de André na preferência dos ministros do STF. Com experiência na Justiça Eleitoral, Medeiros enfrenta uma dificuldade que pode pesar na escolha: foi apadrinhado por Alexandre de Moraes, ministro que tem sido alvo de duras críticas do presidente Bolsonaro.

Vera Lúcia Santana de Araújo

Em terceiro lugar na lista, com 7 votos, Vera Lúcia é a primeira mulher negra presente em uma lista tríplice do STF. A advogada teve apoio do ex-ministro Joaquim Barbosa, que foi presidente do Supremo entre 2012 e 2014. Vera Lúcia faz parte da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

Rogéria Dotti, quarto nome na disputa, recebeu 4 votos e enfrenta resistências semelhantes. A advogada assinou um manifesto contra a tesa de intervenção das Forças Armadas junto a sei pai, Roné Dotti, jurista reconhecido que atuou contra a ditadura militar.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário