Confira quais países ainda estão em alerta para tsunami
Ondas atingiram diversos países do Pacífico na terça-feira (29)

Foto: Reprodução/CNN
Ondas de tsunami atingiram países do Pacífico após um forte terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa leste da Rússia na noite de terça-feira (29), com milhões de pessoas sendo orientadas a se realocarem para áreas mais altas.
As ondas atingiram primeiro a Rússia e o Japão e, em seguida, os estados americanos do Havaí, Califórnia, Oregon, Washington e Alasca.
Os alertas de tsunami permaneceram em vigor nesta quarta-feira (30) para Califórnia e o restante da Costa Oeste dos EUA, com novas ondas previstas.
Filipinas, Indonésia, China, Chile, Peru, México, Panamá, Ilhas Marquesas da Polinésia Francesa, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu e Taiwan também emitiram alertas de tsunami, embora algumas regiões tenham cancelado após caírem para categorias mais baixas.
O terremoto na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, foi o mais forte do mundo desde 2011, quando um terremoto de magnitude 9,0 atingiu o nordeste do Japão, desencadeando um tsunami devastador.
Ainda é cedo para dizer o quão desastrosas as ondas de tsunami podem ser, já que os impactos iniciais foram mínimos.
Mas especialistas em todo o Pacífico alertam que a escala das ondas pode variar muito em diferentes locais e pedem à população que fiquem longe do litoral. As ondas de tsunami também podem continuar a impactar o litoral horas após o primeiro impacto.