Congresso Internacional de Políticas Públicas acontece em Salvador e homenageia Ruy Barbosa
O encontro ocorre entre quarta (1º) e sexta-feira (3), em Itapuã
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas será realizado entre esta quarta (1º) e sexta-feira (3), em Salvador, no Hotel Deville Prime, em Itapuã. Neste ano, uma das propostas será as celebrações ao centenário da morte de Ruy Barbosa, o patrono oficial dos Tribunais de Contas do Brasil que morreu em 1º de março de 1923, no Rio de Janeiro.
O encontro é realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA).
O professor e jurista baiano, Edivaldo Brito, também marcará presença no evento, onde fará uma palestra especial pela memória de Ruy Barbosa. Além disso, duas publicações comemorativas serão lançadas: uma revista em quadrinhos com passagens da trajetória do jurista e uma reedição da biografia de Barbosa, de autoria de Luiz Viana Filho.
Enquanto isso, a conferência de abertura será realizada pelo jurista e escritor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, com o tema “Tribunais de Contas e desenvolvimento social, econômico e sustentável: um pilar da essencialidade do controle externo".
O encontro ainda contará com reuniões dos comitês técnicos do IRB, apresentação de trabalhos e execução de oficinas e cursos voltados à produção e difusão de conhecimento entre gestores e servidores públicos.
O congresso é realizado com apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).