Congresso Nacional cobra de Lula pressa com novo sistema de emendas, diz jornal
Parlamentares defendem que haverá pressão por equilíbrio de repasses
Foto: Agência Brasil
No Congresso Nacional, integrantes de partidos aliados e de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobram pressa com o novo sistema elaborado pelo governo para destinar verbas para os parlamentares. Recentemente, o Palácio do Planalto decidiu que a nova forma de direcionar dinheiro para congressistas irrigarem obras e projetos em suas bases eleitorais vai simular as emendas parlamentares. A informação é da Folha de S. Paulo.
Para tentar evitar denúncias de corrupção relacionadas a esses repasses, no entanto, Lula quer divulgar o nome do agente público que apadrinhou a operação. Parlamentares ouvidos pela reportagem indicam essa ação de transparência proposta por Lula como algo que pode criar dificuldades para o petista.
Se o Planalto divulgar uma lista de padrinhos, avaliam integrantes do Legislativo, Lula poderá ser cobrado por uma distribuição equilibrada entre congressistas da base e da oposição. Isso porque o Executivo tradicionalmente privilegia aliados e o alto clero do Parlamento no pagamento das emendas.