Coronavírus

Conheça a variante Lambda que vem se espalhando pela América do Sul

De acordo com especialistas, a nova variante não representa, necessariamente, risco à vida humana

Por Da Redação
Ás

Conheça a variante Lambda que vem se espalhando pela América do Sul

Foto: HwangMangjoo/Rawpixel

A variante Lambda (C.37) está espalhando-se rapidamente pela América do Sul, de acordo com estudos laboratoriais preliminares realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York e do Chile, a nova variante não significa, necessariamente, uma ameaça à vida humana. Os cientistas, ainda, suspeitam que as vacinas podem neutralizar a cepa. 

No Brasil, três casos e uma morte já estão relacionadas a nova variante. Já no Peru, a Lambda representa 81% dos casos. Outros países que apresentam um aumento de casos devido ao vírus são a Argentina que foi responsável por 37% dos casos detectados de fevereiro a abril e o Chile, que representa 32% das ocorrências nos últimos 60 dias.  

Ainda não há respostas comprovada em relação a gravidade da nova cepa e a capacidade de transmissão. 

Em junho, a Lambda foi classificada como variante de interesse (VOI, na sigla em inglês) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e já foi rastreada em 29 países. 

Vacinas

Equipes de pesquisadores conduzidos por Soto-Rifo e Landau descobriram que os anticorpos produzidos pela vacina Pfizer, Moderna e CoronaVac são menos potentes contra a variante Lambda do que a cepa original, entretanto, os imunizantes são capazes de neutralizar o vírus. Além disso, as células T do sistema imunológico também oferece resistência a Lambda.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.