• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Dez cidades na Bahia devem ser extintas com nova proposta econômica do governo
Brasil

Dez cidades na Bahia devem ser extintas com nova proposta econômica do governo

Todas possuem menos de 5 mil habitantes

Ás

Dez cidades na Bahia devem ser extintas com nova proposta econômica do governo

Foto: Reprodução/ Gazeta Brasil

As cidades de Maetinga, Catolândia, Lafaiete Coutinho, Lajedinho, Lajedão,  Ibiquera,  Dom Macedo Costa, Contendas do Sincorá,  Aiquara e Gavião na Bahia podem ser extintas caso a nova proposta econômica do governo seja aprovada pelo Congresso.

Todas possuem menos de 5 mil habitantes.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou nesta terça - feira (5),  uma proposta para exclusão de municípios pequenos e que arrecadam pouco, que seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026. 

A lista, segundo Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda inclui 1.253 municípios brasileiros, de acordo com dados mais recentes da estimativa de população de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 22,5% do total de cidades do país. 

O projeto do Ministério da Economia propõe que cidades com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor do que 10% da receita total sejam os atingidos pela medida.

Novo Censo

Segundo o assessor especial Rafaelo Abritto, um novo censo será feito no ano que vem caso a PEC seja aprovada, para dar uma representação mais atualizada da realidade. "É uma estimativa do IBGE que vai se comprovar ou não com o Censo do próximo ano. No início de 2021 que teremos o rol definitivo de quais municípios serão atingidos ou não por essas medidas", explica.

Por outro lado, a análise sobre a arrecadação dos municípios ficaria a cargo dos Tribunais de Conta do Estado (TCE). Não há informação sobre a arrecadação das cidades baianas que aparecem na lista do IBGE.

Cada município vai poder incorporar até três cidades que fiquem dentro desses critérios da PEC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.