• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Conheça as maravilhas brasileiras que podem virar Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco

Conheça as maravilhas brasileiras que podem virar Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco

Entre as belezas naturais listadas estão os Lençóis Maranhenses, o Raso da Catarina (BA), a Serra da Capivara (PI) e o Parque Itatiaia (RJ)

Por Da Redação
Ás

Conheça as maravilhas brasileiras que podem virar Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco

Foto: Reprodução

O Brasil é detentor de belíssimas riquezas naturais, as belezas do país continental são de tirar o fôlego. Entre as inúmeras belezas brasileiras está os Lençóis Maranhenses, forte candidato a Patrimônio Natural da Humanidade no Brasil. O conjunto de dunas e lagoas integra uma lista com sete candidatos que será divulgada ainda em janeiro.

Além do Maranhão, outros estados também possuem concorrentes: a Serra da Capivara (PI), o Parque de Itatiaia (RJ), o Raso da Catarina (BA), as cavernas de Peruaçu (MG), os banhados do Taim (RS) e a serra do Divisor (AC). 

Uma “lista-tentativa” elaborada pela ONG World Heritage Watch (WHW) dá suporte às autoridades que determinam quais serão os sítios eleitos. A indicação de cada um é feita pelo país que o abriga, para depois ser sancionada pela Unesco. 

Mesmo sem caráter oficial, a lista possui grande influência. Criada há 10 anos, na Alemanha, a ONG avalia a condição de conservação dos locais que já são patrimônio da humanidade e prospecta novos candidatos. 

O Brasil possui mais de mil unidades de conservação, a Unesco adota a política de conceder apenas um título anualmente para cada país e a decretação dos patrimônios naturais da humanidade se mistura à dos patrimônios culturais, alguns deles também pleiteados pelo Brasil. Espera-se que sete locações indicadas ganhem o título pelos próximos 15 anos. Áreas como o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e os cânions da Serra Geral, no Rio Grande do Sul, são avaliadas

Turismo

A aparição das áreas naturais na listagem confere uma posição de prioridade na conservação dos sítios relacionados, e costuma lançar visibilidade turística as belezas listadas. No Brasil, o título já foi dado ao Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário