Conheça Elisângela Araújo, nova secretária de Políticas para Mulheres da Bahia
Titular da pasta foi coordenadora em grupo agrário do Governo de Transição de Lula
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O novo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), escolheu a agricultora familiar Elisângela Araújo (PT) para assumir a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Ela é secretária Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.
Saiba mais sobre a secretária
Agricultora familiar nascida no semiárido do nordeste baiano, Elisângela foi presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de São Domingos e Diretora Estadual da CUT-Bahia. Na CUT Nacional ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT).
Por causa dessa trajetória de luta, tornou-se uma liderança regional das mulheres trabalhadoras rurais. Em 2003, assumiu a coordenação do escritório da CUT Nacional em Brasília, onde atuou na construção do Projeto Sindical da Agricultura Familiar. No mesmo ano passou a representar a entidade como Conselheira Nacional do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), contribuindo com a implementação e coordenação de programas sociais, a exemplo do Fome Zero.
Em 2005, foi eleita coordenadora-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF-BRASIL/CUT), sendo reeleita em 2009. Em 2013, assumiu a Secretaria Geral da Fetraf-Bahia/CUT. Sócio-fundadora do Instituto Lula, foi candidata a deputada federal pelo estado da Bahia recebendo 64.239 votos em 2018 e 73.128 em 2022.