Conheça Patrícia Pataxó, nova superintendente de Políticas para os Povos Indígenas no governo de Jerônimo
Ela é a primeira indígena formada em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O novo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nomeou Patrícia Pataxó como superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, cargo diretamente ligado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Primeira indígena formada em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ela pertence ao povo Pataxó Hãhãhãe.
Saiba mais sobre a superintendente
Natural de Itaju do Colônia, no território indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, no Sul da Bahia, Patrícia Pataxó é advogada especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e membro do Observatório de Direitos Indígenas Nacional.
A nova superintendente atuou como assessora institucional da Prefeitura de Itaju do Colônia; assessora especial da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC); e teve destacada participação em reuniões junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a denúncia de violações dos direitos indígenas.
Ao longo de sua trajetória na vida pública, acompanhou e assessorou casos importantes relacionados à questão indígena, a exemplo do processo demarcatório do Território da Raposa Serra do Sol, do processo de nulidade de títulos sobre o Território Caramuru Catarina Paraguaçu e das prisões ilegais dos tupinambás na Serra do Padeiro. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, ela também atuou na interlocução junto ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI).