Conheça o ‘santuário das gigantes’, a árvore mais alta da Amazônia
Árvore mais alta chega a 88,5 metros e equivale a um prédio de 30 andares
Foto: Divulgação
A Amazônia possui inúmeras espécies de animais, vegetais e organismos ainda desconhecidos pela ciência. Há 3 anos, os pesquisadores encontraram as árvores mais altas já registradas no país, a mais alta dela chega a atingir 88,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares.
Todas as árvores encontradas são da mesma espécie, a Diniza excelsa duck, conhecida como angelim vermelho e são mapeadas por satélite desde 2018, ano em que detectadas por uma pesquisa envolvendo sensores aeroembarcados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Um ano após a conclusão da pesquisa, surgiu a primeira expedição que aconteceu na divisa com Amapá com o Pará, em agosto de 2019. A viagem durou 10 dias e percorreu 220 quilômetros pelo Rio Jari, o objetivo era chegar até a maior árvore.
Os pesquisadores localizaram a 1 quilômetro da margem do Rio, o primeiro santuário, medindo 82 metros de altura. Para encontrar a árvore mais alta, eles levaram 3 anos, e concretizaram em setembro deste ano contando com o apoio de moradores da comunidade extrativista de São Francisco do Iratapuru, no Sul do Amapá.