Michel Telles

Conheça os alimentos que melhoram o processo de aprendizagem e a concentração!

Além de nutrir o corpo, alguns alimentos podem aprimorar o processo de aprendizagem, raciocínio e foco. Saiba quais são e monte o seu cardápio

Por Michel Telles
Ás

Conheça os alimentos que melhoram o processo de aprendizagem e a concentração!

Foto: Divulgação

Não é segredo que uma alimentação saudável pode contribuir para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. Diante disso, diversos estudos surgiram trazendo alguns alimentos com poder comprovado nas funções cerebrais com a melhora da concentração, produtividade, memória e foco. 

Os cuidados com a alimentação também podem ajudar a prevenir doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, além da piora das patologias psiquiátricas como depressão e ansiedade. Confira agora o que deve fazer parte do seu cardápio para melhorar as habilidades cognitivas.

Especiarias e ervas:  além de deixar a comida mais saborosa, algumas especiarias como o açafrão, a canela e o gengibre podem dar um boost a mais no cérebro. O açafrão contribui para a melhora da atenção e do processo de  cognição em geral. A canela melhora a memória, sendo indicada para pessoas distraídas e com pouco foco. Já o gengibre atua no combate do estresse oxidativo diminuindo os danos dos neurônios. 

Vitaminas do complexo B: contribui para a melhora da memória, além de auxiliar na comunicação e no desenvolvimento dos neurônios. Os alimentos com maior presença dessas vitaminas são brócolis, peixes, ovos, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes.

Ômega 3: é um ácido graxo que auxilia a saúde do cérebro ao melhorar a concentração, memória e o aprendizado em geral ao favorecer a comunicação entre os neurônios. O ômega 3 pode ser encontrado em linhaça, chia, nozes, amêndoas, leguminosas e alguns peixes de água salgada como a sardinha. 

Colina: a colina é um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas, que podem melhorar a memória, o aprendizado e as habilidades cognitivas. Ela pode ser encontrada em ovos, frutos do mar, soja e brócolis.

Cafeína: a cafeína é um estimulante cerebral, encontrado no café, chá verde, chocolate e suplementos energéticos. A substância traz muitos benefícios ao cérebro, como aumento da atenção e combate à fadiga mental, além de ativar o sistema de alerta.

TCM: os triglicerídeos de cadeia média são uma espécie de combustível natural para o cérebro encontrado principalmente no óleo de coco. O ingrediente está cada vez mais presente no mercado de suplementos por ser fonte de energia de rápida absorção e assimilação pelo organismo podendo aumentar o rendimento mental e físico. 

Pesquisas indicam que ele também é capaz de evitar o progresso de doenças degenerativas, como o Alzheimer.  Inclusive, um estudo recente publicado no Clinical Nutrition Journal sugere que o TCM tem um efeito positivo na capacidade cognitiva de pacientes com Alzheimer, no grau leve a moderado. Apesar de serem necessários mais dados  para a comprovação efetiva, parece que a ação positiva está relacionada à produção de corpos cetônicos - substâncias geradas pela metabolização do TCM e que servem de energia para o cérebro, por uma via diferente da glicose.

O que o mercado de suplementação oferece? 

O UltraCoffee foi desenvolvido por especialistas em nutrição com base em análises de dados científicos sobre os principais ativos que pudessem ser associados ao café para otimizar e aumentar seus benefícios para a performance no esporte e funções cognitivas como atenção, alerta, concentração e clareza mental. 

A nutricionista Alessandra Luglio, que participou do desenvolvimento do produto, explica que a bebida auxilia tanto as funções cerebrais como melhora o desempenho esportivo. “O consumo pode auxiliar a melhorar o desempenho no esporte, aumentando a termogênese e a mobilização de energia auxiliando na queima da gordura corporal. Seu uso é muito indicado também para os que o consomem em momentos que exigem mais concentração e foco para o trabalho e atividades, ativando a atenção e clareza mental”, diz.

Com altas doses de cafeína associados a ingredientes e nutrientes que possuem eficácia comprovada, o produto é 100% vegetal e livre de qualquer aditivo artificial, como os aromas idênticos ao natural, por exemplo. “Muitos produtos presentes no mercado possuem diversos ativos sem eficácia comprovada para os fins que se propõe, além de estarem presentes nas formulações em doses ineficazes, o que na ciência chamamos de dose-placebo”, finaliza a nutricionista. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.