Conheça quem são os alvos da PF por planejar assassinato de Moro
Maioria dos criminosos fazem parte do Primeiro Comando da Capital
Foto: Agência Brasil
A Polícia Federal prendeu na quarta-feira (22) nove integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) que pretendiam sequestrar e matar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e o promotor de Justiça Lincoln Gakiya. Ao todo, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, sete de prisão preventiva e quatro de prisão temporária, no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e São Paulo.
Um dos criminosos presos é Patrick Uelinton Salomão, conhecido como Forjado e apontado como um dos líderes do PCC. De acordo com informações da polícia, ele é alvo de investigações pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Além disso, ele foi identificado pelo Ministério Público de São Paulo como o operador de transações milionárias feitas com dinheiro obtido pelo crime.
Forjado deixou a prisão em fevereiro de 2022 e está foragido. Outro integrante da organização é Janeferson Aparecido Mariano Gomes, preso pela PF na operação de quarta. Ele responde a um processo no Tribunal de Justiça de São Paulo por furto e extorsão mediante sequestro, uma das estratégias montadas pela quadrilha para atingir as autoridades.
As investigações mostram ainda que há no grupo um homem apontado como elo entre o PCC e traficantes de drogas de países latino-americanos. Trata-se de Valter Lima Nascimento, o Guinho, condenado a quase duas décadas de prisão por tráfico de drogas.
Entre os alvos da operação, a PF ainda identificou Reginaldo Oliveira de Sousa, conhecido como Rê, suspeito de ser o mandante de dois ataques a tiros e lançamento de granadas a postos policiais, em 2003. No carro furtado em que ele foi preso, a polícia encontrou uma granada, que pode ligá-lo aos atentados que buscavam vingar a morte de Sílvio dos Santos Luiz, o Binho, integrante do PCC morto em tiroteio com policiais.
Outro criminoso alvo dos policiais é Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan, conhecido como El Sid, um dos chefes da facção. Ele estava preso por tráfico de drogas, mas foi liberado por ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Veja abaixo a lista dos criminosos com mandado de prisão preventiva decretado:
1-Janeferson Aparecido Mariano Gomes (Nefo)
2-Claudinei Gomes Carias (Nei)
3-Herick da Silva Soares (Sonata)
4-Frankilin da Silva Correa (Frank)
5-Aline Maria Paixão
6-Aline Arndt Ferri
7-Cintia Aparecida Pinheiro Melesqui
8-Patrick Uelinton Salomão (Forjado)
9-Valter Lima do Nascimento (Guinho)
10-Reginaldo Oliveira de Sousa (Re)
11-Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan (El Sid)
12-Hemilly Adriane Mathias Abrante
13-Oscalina Lima Graciote
14-Ana Carolina Moreira da Silva
Veja mais detalhes da investigação (aqui)