Conheça cinco tipos de promoções para desconfiar na Black Friday em 2020

Esteja atento ao risco de cair em golpes ou promoções enganosas

Por Da Redação
Ás

Conheça cinco tipos de promoções para desconfiar na Black Friday em 2020

Foto: Reprodução/CDL de Fortaleza

O período de Black Friday não é marcado apenas pelas promoções, mas também por golpes e ações que podem infringir os direitos do consumidor. Em 2019, a presença de sites falsos para roubar dados e dinheiro do consumidor cresceu 233% em relação à 2018. 

Além disso, as reclamações relacionadas a promoções foram recorrentes nas redes sociais e em plataformas como o Reclame Aqui. Na lista a seguir, explicamos esses e outros tipos de golpes (ou ações, no mínimo, irregulares) para que você fique atento e não caia nas armadilhas na Black Friday 2020.

Preços muito baixos

Caso você encontre algum produto com um preço muito baixo, vale considerar que a situação pode ser um equívoco ou um bug no site, mesmo se tratando de uma loja confiável. Comprar um item com o preço preenchido incorretamente, como uma smart TV de R$ 3.000 custando R$ 300, é algo que a lei interpreta como má fé. Isso significa que, se o lojista comprovar que o valor fora da realidade foi fruto de um erro de cadastro, a compra é rejeitada sem qualquer tipo de ônus para o consumidor.

Promoções recebidas por SMS e e-mail

É bom ficar atento a respeito de promoções recebidas por mensagens de celular e e-mail. Em muitos casos, criminosos podem usar esses dois formatos como vetores de distribuição de golpes, encaminhando você para sites falsos. Caso receba alguma promoção assim, verifique com cuidado o site para o qual elas apontam antes de clicar em páginas falsas, que copiam lojas famosas.

Geralmente, a única diferença é o endereço com alguma letra diferente do verdadeiro, em uma estratégia que é usada para roubar dinheiro e dados do consumidor desatento. Outro cuidado importante é desconfiar de lojas que você nunca ouviu falar e pesquisar informações sobre sua reputação online para não cair em um golpe.

Links patrocinados nas redes sociais

Assim como e-mails e SMS, links patrocinados em redes sociais podem ser usados para encaminhar o consumidor para sites falsos de lojas famosas, ou ainda, “lojas” falsas criadas apenas para a realização de golpes. Outro cuidado relevante com redes sociais é o fato de que criminosos usam hashtags em evidência, como “#blackfriday2020” para propagar seu conteúdo para um público maior. Para evitar cair nesse tipo de golpe, é fundamental verificar a legitimidade do site para qual a postagem encaminha, seguindo as dicas do item anterior.

Frete mais caro do que o produto

Na pressa da Black Friday, o consumidor pode encontrar um anúncio atrativo de um produto que interessa, verificar que o site é real e confiável e proceder até a confirmação da compra, quando descobre que, no fim das contas, o frete é mais caro do que o produto.

Por vezes, o usuário só percebe o valor pago após a efetuação, o que torna o preço final pouco menor, ou até maior, do que seria fora da promoção. A dica aqui é ficar atento ao valor final das compras, não apenas ao preço do produto. Antes de comprar, simule o valor do frete para o seu endereço e compare os totais (produto + frete) de várias lojas. Por fim, se o site da loja estiver mostrando um valor de frete na simulação e um valor mais alto no pagamento, você pode acionar o Procon.

 Promoção muda de preço na hora do pagamento

O anúncio promove um desconto generoso, você confirmou que a página é real e que a loja tem histórico de ser confiável. Seleciona os produtos que deseja e se direciona ao carrinho de compras para descobrir que, no ato do pagamento, o valor total da sua compra acaba sendo maior do que o anunciado.

Esse tipo de prática consiste em uma infração dos Direitos do Consumidor e você terá direito de abrir uma reclamação a respeito da loja no Procon do seu estado. Lembre-se de documentar bem a sua queixa, mostrando o ocorrido com capturas de tela, para que o órgão possa agir. 

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